ARONIA

Caros Amigos,

Tem sido grande o interesse pelos chamados "Super Frutos" nos últimos tempos. Frutos com capacidades anti-oxidantes, capazes de melhorar a circulação sanguínea ou retardar o envelhecimento, no fundo, alimentos que sejam benéficos à nossa saúde.

De entre esta gama de frutos vimos agora falar-vos da Arónia, uma planta originária da América do Norte.

Este arbusto, que pode chegar aos 3 metros de altura e apresentar mais de 40 rebentos vindos do solo, no seu estado adulto, foi inicialmente muito utilizado pelo seu valor ornamental, sobretudo na construção de sebes.


Foi em meados do século passado que começaram a surgir plantações para aproveitamento do fruto na Europa de Leste, sobretudo na Polónia, que é o maior produtor mundial deste fruto. Nestas plantações o compasso de plantação mais usual é o 3m x 1,5m, apresentando a cultura um rendimento perto das 10 toneladas por ha (perto de 5Kg por planta) a partir do 5.º ou 6.º ano, quando utilizadas variedades seleccionadas, como é o caso da Galicjanka.

Não sendo uma planta muito exigente em termos de solo, prefere ainda assim os mais drenados e de maior exposição solar, isto apesar de manter alguma produção em condições de sombra ou de solos mais encharcados.
A sua grande exigência para uma boa produção, prende-se com as horas de frio durante o repouso vegetativo, muito semelhantes às requeridas pelo Mirtilo, entre as 800 e as 1000.

A colheita das suas pequenas bagas, que aparecem agrupadas em cachos de 10 a 15 unidades, acontece, normalmente, entre finais de Agosto e meados de Setembro, e apesar de existiram algumas variedades seleccionadas, estas não apresentam grandes diferenças entre si, podendo-se por isso optar por uma só, até porque se trata de uma planta auto-fértil.






A sua colheita prolonga-se durante 4 a 6 semanas, o que permite uma apanha escalonada da produção, que inclusivamente pode ser mecanizada.



Para além dos cuidados básicos necessários para qualquer cultura, tais como a rega, a limpeza das infestantes e as fertilizações, a Arónia necessita de alguma poda, que deve ser anual, de modo a controlar a dimensão da planta, manter a sua capacidade produtiva e facilitar a colheita. Este procedimento prende-se sobretudo com a eliminação progressiva dos rebentos mais velhos, de modo a manter a planta num estado jovem, em que os seus ramos não têm mais de 4 ou 5 anos de idade.




Considerado por alguns nutricionistas como "O Fruto Mais Saudável Do Mundo", pela capacidade que o consumo das suas bagas tem em reduzir os níveis de Colesterol, melhorar a Circulação Sanguínea e Retardar o Envelhecimento, alguns estudos mostram mesmo, que o fruto da Arónia tem uma concentração superior em antioxidantes, quando comparado com o Goji ou a Uva.



Devido à sua ligeira adstringência, este fruto não é apreciado por todos os que o consomem em fresco, daí ser muitas vezes utilizado processado, em sumos, geleias ou gelados. Para além destas utilizações, a Arónia é também muito utilizada noutros preparados alimentares, industria farmacêutica e como corante de bebidas.


Se esta planta o deixou curioso e com vontade de ter uma, ou de fazer um investimento nesta área, não deixe de nos contactar. Até porque as nossas Arónias são produzidas por nós.


VISITE-NOS.
VIVEIRO DO LIMA

O MUNDO DAS FRUTEIRAS