KIWI

Caros Amigos e Clientes,


Hoje vimos falar-vos um pouco sobre este fruto bem conhecido de todos vocês, o Kiwi ou Actinidia deliciosa.
Este fruto é, provavelmente, um dos melhores exemplos de sucesso, de introdução e habituação de consumo, dos últimos tempos.



Esta trepadeira de folha caduca, tem a particularidade de, nas variedades comerciais mais vulgares, apresentar plantas masculinas e plantas femininas, sendo que as masculinas não produzem qualquer fruto.
Esta planta sub-tropical de montanha ou de climas temperados, é originária das zonas montanhosas do Sudoeste da China, onde nunca teve um grande aproveitamento. Isto até ao momento em que algumas sementes foram levadas para a Nova Zelândia, no início do século XX.
É neste país, pertencente à Oceania, que este fruto se foi desenvolvendo e evoluindo até ter sido apresentado ao Mundo, já não com o nome inicial de Groselha Chinesa, mas sim com o nome que lhe conhecemos hoje em dia de Kiwi (nome que recebeu pela semelhança que apresenta ao animal aí existente e simbolo do país), na década de 70 do século passado.

O fruto de Kiwi mais vulgar é uma baga com a casca de cor acastanhada e inúmeros pelos, enquanto a sua polpa é esverdeada, carnuda e com muitas sementes. Por norma, os primeiros frutos aparecem 3 a 4 anos após a plantação.

As primeiras plantas de Actinidia terão chegado a Portugal no final da década de 70, início da década de 80, do século passado, tendo a sua área de produção vindo a aumentar desde então, o que faz com que Portugal seja atualmente o 10º maior produtor Mundial e ocupe o 4º posto na Europa.

Esta fruteira pode multiplicar-se por semente, estacaria, mergulhia, enxertia e in vitro, no entanto, a técnica de mergulhia é pouco utilizada pelo baixo rendimento de novas plantas e por ser muito trabalhoso, enquanto a sementeira, por não originar plantas iguais às plantas originais, também não é muito vulgar, a menos que estas plantas sejam posteriormente enxertadas.


No Viveiro do Lima, e tal como se pode verificar em algumas fotos já publicadas, o método utilizado era o da estacaria, método esse que nos proporcionava um grande número de plantas de boa qualidade e com garantia varietal. Infelizmente a recente chegada à Europa e em particular a Portugal de uma bactéria, conhecida por PSA, fez com que se levantassem várias limitações à produção de Kiwis e à sua certificação, tornando os custos de produção proibitivos, nomeadamente no que diz respeito à certificação das plantas mãe.

Com o objetivo de fornecer aos nossos clientes plantas de boa qualidade e a preços muito competitivos, optamos por começar a trabalhar com plantas de origem in vitro. que graças ao seu método de desenvolvimento, são criadas num ambiente isento de qualquer bactéria ou vírus.

Assim o Viveiro do Lima, tem para si, a preços muito interessantes, plantas de Kiwi, por exemplo da variedade Hayward (clone 8), para que possa usufruir de alguns Kiwis no início do Outono, no seu quintal, ou para que possa fazer a sua plantação de maior escala.

Para além do Kiwi mais tradicional, de que estivemos a falar no presente texto, no nosso Viveiro poderá ainda encontrar, a preços igualmente competitivos, plantas de Kiwi Arguta (Kiwi Bebé) e muito brevemente de Kiwi de polpa amarela.

VISITE-NOS.
VIVEIRO DO LIMA

O MUNDO DAS FRUTEIRAS